terça-feira, janeiro 13, 2004

A honra (?) de ser português

Faltam cerca de 17 dias para a assinatura da escritura. TRRRRIIIIIIIMM: "sr. eng., daqui é do Banco, o sr. tem de apresentar a Caderneta Predial actualizada com data de 2004 e pagar o ITM (ex-SISA) e apresentar os comprovativos pelo menos 1 semana antes do assinatura. Nós vamos mandar a Caderneta para a nossa agência e deve lá estar na 5ª feira à tarde" (ou seja 1 semana antes do prazo terminar).

6ª feira na agência - ainda não tinha chegado nada.

2ª feira na agência - talvez esperar pelo correio interno que chega às 9h00 - esperei - chegou.

9h45:Finanças - uma fila (ex-bicha) que, pelo letreiro parecia ser a apropriada - meia-hora de espera:"tem de preencher o impresso Mod1 do IMT e a actualização da Caderneta é na outra fila" (que tinha 3 pessoas quando cheguei e agora tem 7).
Comprar impresso e ir para fila da Caderneta que agora tem 10 pessoas. Preencher impresso enquanto se espera -Caderneta actualizada - ir para a outra fila (que agora tem 4 pessoas - só!!).
Esperar 1/2 hora - tentar entregar impresso - tenho dúvidas - consultar banco (não sabiam responder!!??) - consultar agência imobiliária (sabiam; responderam; simpáticos sempre).

12h15:Tudo OK - o funcionário ficou com o original e deu-me cópia. Banco para entregar documentos - MUITA GENTE e só funcionário - já não dá; volto amanhã de manhã.
14h00:Chegada ao emprego (já almoçado).

3ª feira:8h45 na agencia - 1/2 hora à espera. "Mas isso não é para nós;é para entregar no Notário em Algés" (pois, mas quando me telefonaram não disseram isso; como não tenho prática destas papeladas não adivinho). Dilema: carro ou comboio. Carro (e ainda bem).

9h50 Notário (felizmente quase não havia fila na marginal) - "tem de me dar o original do IMT - isto é cópia". Claro, digo eu, o original fica nas Finanças... "Mas nós não podemos aceitar cópias - tem de ir pedir o original". AAAAAAAARRRRRRRRGGGGGGGHHHHHHH.

10h05 Carro para Carcavelos (abrando para 50 nos semáforos do Dafundo - mais à frente no cruzamento da Cruz-Quebrada está a polícia - será que passei os 60 (ou será 70) - pelo menos não me mandaram parar). Paragem nos semáforos da curva do Mónaco porque um Yuppie com um bruto carro passou a mais de 60 mas não parou (eu claro, sou parvo e parei).

10h30 Finanças - funcionário: "os originais ficam sempre aqui - o que lhe posso fazer é pôr o selo branco" - CATRAPUM (porque não fez logo isto na 1ª vez?).

11h00 Notário - ACEITARAM.

11h10 A caminho do emprego (o que vale é que sou funcionário público (infelizmente e tenho vergonha) e tiro do estado para dar ao estado...)

FIM (por agora)

Sem comentários:

Enviar um comentário