quarta-feira, junho 01, 2005

UMA AJUDINHA AO SR. PM

Caro Sr. Primeiro-ministro,

Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio aos seus esforços de modernização do nosso país e equilíbrio financeiro. Como cidadão comum, não tenho muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais.

Vou explicar:
Na actual legislação, pago na fonte 31% do meu salário (20 para o IRS e 11 para a Segurança Social). Como pode ver, sou um cidadão afortunado. Cada vez que eu faço compras, no supermercado, gastando o que o meu patrão me pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19% para si (31+19). Dentro em pouco já será, e muito bem, 31+21. Claro que, por enquanto, alguns bens essenciais são taxados a 12% de IVA, logo, e para mostrar que estou de boa fé, porque mesmo modestamente não consigo viver apenas gastando em bens essenciais, admito que entre os bens com IVA a 5%, 12% e 21%, um resultado médio dará 17%, logo teremos (31+17). Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral.
Mas o meu patrão é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75% daquilo que me paga para a Segurança Social. E ainda 33% para o Estado (23,75+33).
Além disso quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso. Logo, e vivendo a um nível de subdesenvolvimento em prol do país que V.Ex.ª tão bem administra e tão preocupado o trás, o que o estado retira sobre o valor que o meu trabalho vale será de (31+17+23,75+33).
Minha sugestão, é invertermos os percentuais: A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 100% do meu salário.
Desta forma, para além de tornar mais fácil todo o edifício burocrático em que o actual sistema se baseia, imagino a redução de custos em funcionalismo público que tal medida permitirá.

Funcionaria assim:
Eu fico com 4.75% limpinhos, sem qualquer ónus, mas o Governo fica com as contas de:
-Escola,
-Seguro de Saúde,
-Despesas com dentista,
-Remédios,
-Materiais escolares,
-Condomínio,
-Água,
-Luz,
-Telefone,
-Energia,
-Supermercado,
-Gasolina,
-Vestuário,
-Lazer,
-Portagens,
-Cultura,
-Contribuição Autárquica,
-IVA,
-IRS,
-IRC,
-IVVA
-Imposto de Circulação
-Segurança Social,
-Seguro do carro,
-Inspecção Periódica,
-Taxas do Lixo, reciclagem, esgotos e saneamento
-E todas as outras taxas que nos impinge todos os dias.
-Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Um abraço ao Sr. PM e ao Senhor PR e muito boa sorte, do fundo do meu coração!

PS: Podemos até negociar o percentual!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário