sábado, outubro 25, 2003

ASSIM SIM!

Finalmente estou a atingir o auge da proporção da felicidade, neste cantinho da Europa!
Não é de ânimo leve que o afirmo, pois tenho passado longos serões a reflectir se o que tem crescido em mim é um sentimento de felicidade puro e simples, ou o caminhr rápido para o estado perfeito e supremo que qualquer latinoibéricoportuga almeja na sua caminhada da vida, atingir a idiotice plena!
E, pese embora a profunda e suada reflexão, ainda não consegui concluir se esta felicidade imnsa que me acompanha pende mais para um lado ou para o outro.
E pensar eu que, em tempos passados, por várias vezes me flagelava ao admitir que outros paises tais como a Finlândia, Noruega ou Dinamarca, entre alguns mais, a qualidade de vida era um facto adquirido!
Ainda bem que não me fui daqui! Ainda bem que decidi aguentar para ver!
Agora siim.Sinto-me sarisfeito com esta vida, num país à séria, onde tudo é quase perfeito, onde o ser humano é a razão fundamental da política e dos políticos, e os portugueses são a política da razão, pelo menos alguns.....poucos...muito poucos....Bem, isso não interessa nada.
Pois é, apenas os radicais ortodoxos não querem ver a maravilha deste cantinho da europa, este paraíso da sardinha assada, este edén do bem estar!
Hoje, temos um país de que o mundo se pode orgulhar, de novo na senda das descobertas do novo mundo, qual esplendôr dos tempos idos em que acabou com a escravatura......está bem que também fomos nós que a começámos.....mas isso não interessa nada!
Acabou o Portugal dos pequeninos....dos pequeninos ricalhaços....dos que nem eram assim tão pequeninos....bem, mas isso não interessa nada!
No Portugal dos tempos modernos temos tudo o que qualquer ser ao cima da terra deseja, tudo o que de mais nobre qualquer humano com h grande sofregamente deseja numa sociedade quase perfeita!
É verdade que tenho andado um pouco distraído, mas com o que os políticos da política governamental têm repetidamente afirmado, a minha felicidade é imensa apenas por viver neste cantinho abençoado pela virgem, pelos pastorinhos, pelo papa, pelo...sr.belmiro...sr.chapalimau...sr.jardim...sr.bush....bem, mas isso não interessa nada. Senão, vejamos.
Temos o melhor sistema de saúde que qualquer pessoa pode desejar, onde os serviço e condições são de nos apetcer ficar doentes só para usufruirmos de tal atenção. Claro que ainda um pouquito caro.....um pouquito grande....mesmo muito caro.....mas, que diabo, também ainda são poucos os doentes. Esperem até estarmos todos doentes, todos os portugueses, e depois hão-de ver quanto custa. Aliás, nem pode ser de outra forma numa economia de mercado, não é?
Temos o melhor sistema de segurança social que existe, em que vemos um desenfreado crescimento de pessoas a viverem apenas para usufruirem das coisas boas da vida, sem terem de fazer nenhum, com todo o tempo para se dedicarem ao que quizerem, com o governo a incentivar tal estado de coisas, a pagar generosamente a estas pessoas......a quase todas estas....quase generosamente....mas, por céus, também não podemos exigir muito mais. Fazem o que podem. Mas esperem mais uns tempitos, e depois falamos. E ainda alguns chamam a isto desemprego galopante! É preciso ter lata. Os nossos governantes, e não só, passam o tempo a inventar formas agradáveis de pôr o pessoal sem preocupações de trabalho e é isto!Há gente para tudo.
Temos apenas 21% de portugueses a viver em condições de pobreza....a sobreviver.....a tentar sobreviver.....mas, isso não interessa nada.Vejam só o que é no Burundi ou na Etiópia, só para falar nalguns.Ainda se fosse 50 ou 60%, está bem que era preocupante. Agora assim, não. Até é um motor da economia, pois todos nós sabemos que a necessidade aguça o engenho. Veja-se só a energia que o país tem neste potencial!
Temos o melhor serviço comunicacional informativo que existe. Sim, e não é só por termos esse expoente mundial dos média como o grande, o maior garante da verdade em notícia e informação, o sr. Balsemão, qual Berlusconi qual Murdock! É tambem e fundamentalmente por termos a sorte de haver no governo pessoas tão esclarecidas, desinteressadas e honestas tais como o ministro sem pasta ex-mrpp, sr. Morais! E não só falo da informação, mas também do elevadíssimo nível cultural dos nossos média. Veja-se, apenas para mencionar alguns, o maravilhoso bigbrother, o levanta-te e ri, o preço certo....sei lá, tantas e tantas joias da cultura nacional! Veja-se esse fenómeno de transmissão cultural e educacional que é o futebol e as telenovelas! Nem tenho palavras para lhes agradecer o bem que fazem.
Temos uma economia que, se é verdade que agora é das piores da europa cee, esperem mais um pouco e vão ver onde chegamos. Aliás, vai acontecer tão próximo que até já estou a ver qual o carrito que vou encomendar quando isto der um salto......bem, claro que logo que pague as prestações do actual, do frigorífico, dos telemóveis, da casita, da operação às cataratas da sogra, dos livros de escola dos putos, dos dois tv´s, do dvd sensaround....mas isso não interessa nada. Que vamos viver todos cheios de bago, é uma realidade. Pelo menos é o que tenho ouvido nos últimos quinze ou vinte anos. Algum dia vão acertar, e já não podem falhar por muito mais!
Temos um sistema de educação não apenas pioneiro no mundo, mas tremendamente avançado para a época. Totalmente vocacionado para elevar os principios mais nobres da sociedade, formando os jovens para a futura sociedade real, ao ponto de incluir nos seus programas obrigatórios, o estudo do regulamento do bigbrother e outros. E até já ouvi falar que para o ano vão incluir o regulamento do festival da canção! Se hoje já temos um Portugal esplendoroso, nem consigo imaginar o que vai ser no futuro com todos estes jovens de hoje!
Temos uma sociedade em que se priviligia o social, por isso não há português que se orgulhe de o ser que não tenha pelo menos dois ou três telemóveis. Sempre a comunicar uns com os outros, mostrando ao mundo que somos solidários uns com os outros e sucessivamente. Até já estou a tratar de um pequeno empréstimo bancário para comprar o da próxima geração. Ouvi dizer que até já vem com um sistema via satélite de ligação directa à pj, sis, e alguns jornalistas, para evitar os incómodos das actuais escutas telefónicas. E até faz a triagem imediata para descobrir terroristas, comunistas, pedófilos, etc.
Mas não é só o que temos que me faz sentir tão feliz. É também o que vamos ter.
Vamos ter o Futebol2004, com estádios novinhos que são autênticos monumentos de deixar o mundo de boca aberta. Qual Louvre ou outros mamarrachos que não servem para nada.....Aqui sim, temos do melhor.
Vamos ter uma justiça que vai ser modelo para o universo, onde os maus são logo punidos e os bonzinhos continuam bonzinhos....ou quase...mas isso não interessa nada.
Vamos ter uns submarinos que irão roer de inveja as nações mais poderosas. Até já ouvi dizer que só nao chegaram ainda porque estão indecisos na côr, se amarelo canário ou azul cueca do Finalmente! Só espero que o ministro da defesa, essa sumidade de inteligência impar...par....impar....mas isso não interessa nada, se mantenha por muitos e longos anos nos governos deste Portugal. Não vislumbro que apareça nos próximos cem anos alguém com a craveira deste para, desinteressadamente e voltado para a frente a bem da nação, continuar a engrandecer este istmo da europa, este paraíso do bem estar. Mesmo sabendo que, felizmente, o nosso país tem muitos mais igualmente capazes de continuar a obra feita, tais como o sr. João J., esse simbolo da sapiência e do bem falar. Mas por agora não precisamos dele no governo, ainda para mais com isto da pedófilia. Ainda iriamos ouvir algumas escutas de vacas madeirenses ou, sei lá, pior!
E continuo sem conseguir perceber muito bem este estado de felicidade em que me encontro, mesmo depois de ter dito tudo o que disse. Mas isso não interessa para nada. O importante é continuramos a navegar de remo em riste na nau de noé, com rumo ao futuro que o passado já passou!

Sem comentários:

Enviar um comentário