segunda-feira, outubro 27, 2003

Apenas algumas considerações

O longo texto defecado aqui pelo 2º (e único) remador teve, pelo menos, a virtude de me pôr a pensar nos assuntos descritos ou aflorados na prosa éliocentrica deste tripulante.
Creio que devemos ser o mais rigorosos possível naquilo que escrevemos, tal como o são todos os analistas e comentadores políticos da nossa praça, e refiro-me concretamente aos srs. Pacheco Pereira e Luís Delgado cujas almas iluminadas espraiam o seu pensamento pelo éter em gotículas de sapiência orvalhal.
Refere o 2º (e único) remador que foram os portugueses os inventores dessa coisa nefasta chamada de escravatura. Não me chamo José Hermano Saraiva para contestar tal afirmação, mas creio que a escravatura já existia no tempo dos romanos e dos gregos. Ora que tenham sido os portugueses a ficarem com a fama de serem os primeiros esclavagistas é um facto que só nos pode orgulhar. Se os Gregos e os Romanos se distraíram nesta reinvidicação não é problema nosso. Se até os próprios Ingleses, a quem nos une um passado de aliança e amizade, qual casamento para toda a vida, nos deixam gozar dessa fama, acho que devemos aproveitar.
Debita o 2º (e único) remador sobre a qualidade de vida nos países escandinavos. O que diz está certo, mas devia ser mais rigoroso. O que se está a passar nesta grandiosa fase histórica do nosso querido Portugal é o zénite da qualidade de vida, a utopia elevada à condição do divino, e tudo tão simples, tão escandalosamente simples! Tudo se resume afinal a 3 permissas fundamentais:

- se queres saúde, pága-a
- se queres educação, pága-a
- se queres pagar menos impostos, torna-te rico.

Tão rico! Tão profundo! Se os países ditos mais desenvolvidos se tivessem lembrado disto há mais tempo não estaríamos agora na crista da onda do progresso mundial!
Escreve ainda o 2º (e único) remador sobre os novos estádios de futebol para o euro2004. E para não fugir à regra peca de novo por omissão. Os monumentos nacionais descritos como estádios de futebol são o orgulho da nação! É de lamentar apenas os 65.000 assobios benfiquistas com que o Nosso 1º Durão foi recebido no novo estádio da Luz. O homem não tem culpa de ser sportinguista, aliás esse é o seu único defeito.
Para terminar, critico o facto de o 2º (e único) remador omitir o facto de nós, portugueses, sermos os campeões europeus em consumo de telemóveis, ou seja estamos na vanguarda da tecnologia de ponta! Enquanto outros ainda andam a ler livros, nós já falamos a toda a hora ao telemóvel! Este esquecimento é imperdoável, meu caro 2º (e único) remador!
Quanto aos submarinos, se fosse eu que mandasse escolhia cor de laranja. É a cor ideal para lançar às profundezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário