segunda-feira, julho 19, 2004

VIVA PROTUGAL !

Sim, leu bem o título! Não há engano nem erro, está mesmo ?Protugal?.
Embora os esforços nas duas ultimas décadas tenham sido enormes pelos agentes políticos e económicos deste país, a realidade é que o objectivo ainda não tinha sido atingido e não foram suficientes para alterar um ?por? para um ?pro?.
Mesmo com todo o afinco que o conselho de gerência encabeçado pelo J. Barroso denotou em obra feita, os dois anos de execução não foram suficientes para conseguir tal desígnio, levando-me a concluir que a troca pela Unão Europeia não é mais do que o reconhecimento da incapacidade do ex-primeiro ministro para efectuar a tal mudança.
Mas agora com a mudança virtual de governo e com o histórico beneplácido do Zé Povinho, os dois arautos da banha da cobra, Santana & Paulo, têm mais dois anitos para passar manteiga pelo cachaço do pessoal e mudar o ?por? para ?pro?.
Claro que enquanto o ?por? traz implícito a vontade de fazer alguma coisa de positivo, de defesa dos valores e bens que ao país ainda restam, mesmo que poucos e depauperados, já o ?pro? implica acção de movimento no sentido de promover os interesses pessoais e dos que os alimentam e garantem os tachos que penhoradamente atingiram. Se dúvidas existem, basta atentar nos curriculos e passado das figuras do novo governo para termos a certeza de que, em dois anos, há tempo bastante para pôr isto completamente de tanga e sem grandes hipóteses de recuperação, pelo menos nos anos mais próximos.
E neste mar de espanto, aos tripulantes da nau catrineta pouco mais resta do que recitar o legado poético que marca bem a fuga ao naufrágio inevitável: ?nem tanto ao mar, nem tanto a terra: antes a meia praia!?.
Viva Protugal!!

Sem comentários:

Enviar um comentário